Um dos pontos altos da viagem ao Jalapão, o fervedouro desperta a curiosidade dos turistas. Entenda como ele é
Não há como negar que a maior curiosidade dos turistas que visitam o Jalapão, no Tocantins, é entender como é um fervedouro. E eles são um espetáculo da natureza em meio ao Cerrado brasileiro. Os fervedouros são nascentes de águas transparentes e com variados níveis de pressão. Essa pressão exercida pela água que sai do lençol freático não permite que o banhista afundo jamais. Ele pode até tentar, mas não consegue afundar. O turista se delicia por horas de flutuação.
Há dezenas de fervedouros no Jalapão e muitos nem foram catalogados ainda. No entanto, apenas 13 são abertos para visitação. Todos eles estão em propriedades particulares ao longo da TO-110, estrada que liga Mateiros a São Félix do Tocantins.
Experiência no fervedouro
A primeira tentativa do visitante é sempre desafiar a natureza e afundar. Em vão. O ideal então é aproveitar a transparência nas pequenas piscinas que são os fervedouros. Cliques e mais cliques e alguns rápidos mergulhos, já que rapidamente você é levado para a superfície. No Jalapão há fervedouros de vários tamanhos, cores de água e formatos, mas quase sempre são pequenos.
A visitação nos fervedouros está inclusa nos roteiros Buriti Adventure pelo Jalapão. Nossos pacotes já incluem as taxas de entrada no atrativos, assim como alimentação durante a viagem.
Preservação ambiental
O acesso aos fervedouros é controlado já que eles são fenômenos naturais muito sensíveis. Cada um tem sua capacidade de visitação pré-determinada, geralmente só podem nadar ao mesmo tempo entre quatro e dez pessoas.
Os visitantes devem respeitar todas as regras e orientações dos guias credenciados. Também não é permitido pisar na borda do poço e recomenda-se evitar o uso de repelente e protetor solar na hora do mergulho.
Nossos guias sempre trabalham para, além de garantir a diversão do turista, orientar para a preservação da rica natureza que temos no Jalapão.
“Priorizamos o turismo consciente e. graças a Deus, só temos recebido turistas com o mesmo pensamento e cuidado, sempre respeitando as regras e limites recomendados. Assim termos nosso Paraíso preservado para que todos possam desfrutar”, afirma o proprietário da Buriti Adventure, Oziel Mascarenhas.
Se você ainda não programou sua viagem, clique aqui e conheça mais sobre o Jalapão. Também preparamos um post especial com orientação para você planejar sua viagem e sobre como chegar no Jalapão.
Entre em contato com nossa equipe e tire suas dúvidas.
Acompanhe o blog Buriti Adventure e saiba mais sobre esse paraíso.
Comentários